PUBLICIDADE

Câmara técnica começa analisar preços da pauta da madeira em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa instalou hoje uma Câmara Setorial Temática (CST) que terá como objetivo discutir a pauta da madeira em Mato Grosso. Durante 180 dias, a CST, presidida pelo advogado José Esteves de Lacerda Filho, desenvolverá estudos de viabilidade técnica quanto a redução do preço mínimo praticado na venda do produto. O deputado Dilmar Dal"Bosco (DEM), que propôs a criação da comissão, defendeu a adequação dos valores monetários da madeira produzida no Estado considerando que o cálculo do ICMS sobre a venda das madeiras bruta e industrializada é feito em cima desta alíquota, o que torna o produto mais caro, em relação aos os valores praticados por outros Estados.
"Mato Grosso perde na competitividade com outros estados produtores de madeira, a exemplo de Rondônia e do Pará, devido aos altos impostos cobrados. Há casos em que alguns tipos de madeiras comercializadas nos estados vizinhos chegam a ser até 40% mais barata que as daqui", afirmou.

Dilmar lembra, que no início do mês de março, contrariando pedido de toda classe madeireira, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) publicou uma portaria estabelecendo reajuste na pauta de 3,5% para várias espécies de madeira. "O madeireiro faz plano de manejo, gera emprego e renda, paga imposto, beneficia inúmeras famílias no norte do Estado e se sente desprestigiado, desestimulado e até mesmo desrespeitado, ficando refém da instabilidade política e econômica do mercado", ponderou.

O ex-deputado Paulo Sergio da Costa Moura é relator da câmara, que tem ainda como membros, Fernanda da Cruz Coelho, José Eldenir Pereira de Oliveira e Luiz Fernando Flamínio A Câmara Setorial Temática voltará a se reunir no próximo dia 26, às 13h30, na Assembleia.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE