O Índice de Confiança Empresarial (ICE) de Sinop registrou queda, em julho, em relação aos últimos quatro meses. No levantamento feito pelo departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), se comparado ao mesmo período de junho, a variação foi de -8,39%. A confiança na economia do município caiu 21,53%.
O ICE é medido pelos indicadores de Atividade Econômica (cenário atual) e Expectativa Empresarial (próximos três meses). Os empresários entrevistados apontaram diminuição na adimplência (-24,55%), nas vendas (-23,45%), nas contratações (-9,70%), investimentos (-9,52%).
Quanto a expectativa para os próximos meses, os entrevistados disseram que também há uma tendência negativa, já que o índice continua abaixo do esperado. Por exemplo, em investimentos, -5,74%; contratações -3,28%; adimplência (-2,51); vendas (-0,50%);
Segundo o coordenador da pesquisa, o economista Feliciano Azuaga, entre os fatores que podem ter contribuído para o pessimismo econômico estão a instabilidade política com as manifestações realizadas no município e nacionalmente. Além dos investimentos nas chamadas pirâmides, pois muitas pessoas tiveram suas contas bloqueadas.
“A avaliação dos últimos meses da confiança do empresário é que houve uma retração abrupta. Nós estamos tentando identificar quais são os principais fatores, um deles, é o ajuste sazonal após as datas festivas e a Exponop”, disse, em entrevista coletiva. “A crise econômica que está acontecendo em todo o país também contamina a economia local, principalmente nos segmentos que dependem de crédito e vendas. Essa é uma tendência que em um curto prazo não vemos mudança. Talvez seja um momento de apertar o cinto”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, o levantamento é feito, nos 10 primeiros dias de cada mês, com 130 empresas, pelo departamento de Economia da Unemat em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop.
No mês passado o cenário era bem diferente. O índice de confiança apresentou variação positiva de 4,03%. Na ocasião, o economista relacionou o otimismo ao período de festas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Exponop (exposição agropecuária comercial e empresarial de Sinop).
Outro dado divulgado pelo pesquisa foi o índice de preços ao consumidor, referente ao mês passado, que fechou em -0,88%. As principais quedas foram nas classes de alimentos e artigos de residência.