O indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontam que, mês passado, o número de dívidas atrasadas dos mato-grossenses caiu -5,01%, em relação a agosto do ano anterior ficando abaixo da média da região Centro-Oeste (-3,42%) e abaixo da média nacional (1,11%). Já na passagem de julho para agosto o número de dívidas caiu -2,99%. Na região Centro-Oeste, a variação foi de -1,18%. No mês anterior, cada consumidor mato-grossense inadimplente tinha, em média, 2,079 dívidas atrasada.
A pesquisa revela ainda que o setor com alta anual mais expressiva do número de dívidas em agosto no Estado foi Comunicação (0,93%), sendo que na área do comércio foi o inverso. “Conforme os dados da pesquisa, na área comercial a retração foi de -2,82%, ou seja, para a nossa área o resultado foi positivo, pois demonstra que a população local está buscando quitar seus débitos e sair da inadimplência”, avaliou o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja.
Em relação ao número de inadimplentes no Estado, a pesquisa mostra que caiu -0,15%, comparado com agosto de 2017. O dado ficou abaixo da média da região Centro-Oeste (1,87%) e abaixo da média nacional (3,63%). Como em agosto do ano passado a variação no Estado foi de 2,31%, houve desaceleração anual em Mato Grosso. De julho para agosto o número de devedores caiu -2,77%, informa a assessoria da CDL.
Em agosto de 2018, cada consumidor mato-grossense inadimplente tinha em média 2,079 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro-Oeste (2,008) e acima da média nacional registrada no mês (1,924 dívidas). Esta média está abaixo das 2,084 dívidas verificadas no estado em julho.