A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) registrou um crescimento substancial no cadastro de empresas de segmentos turísticos no Ministério do Turismo, no primeiro semestre deste ano. O crescimento registrado é de 54% nesse primeiro semestre em relação ao primeiro do ano passado. Até o momento estão cadastradas aproximadamente 900 empresas no sistema Cadastur, e somente no mês de julho a ação desenvolvida pela Sedtur nos municípios de Mato Grosso registrou 119 cadastros, o maior número desde que o sistema do Ministério do Turismo começou a ser desenvolvido em 2007 pela secretaria.
Para realizar o cadastro no sistema do Ministério do Turismo, a equipe de Serviços Turísticos da secretaria realiza semanalmente visitas in loco nos municípios levando às empresas e profissionais a importância de se cadastrar. Com esta ação, a Secretaria quer ampliar o número de empresas e profissionais cadastrados e informar da importância da legalidade como estratégia de visibilidade, promoção e respeitabilidade no mercado turístico.
A equipe que faz o cadastramento percorreu várias cidades mato-grossenses no primeiro semestre deste ano. No mês de abril, em Tangará da Serra, foram cadastradas 41 empresas no sistema do MTur, uma ação considerada extremamente positiva e que demonstra a recepção de profissionais e empresas interessados em se legalizar. A equipe da Sedtur visitou ainda os polos de Pontes e Lacerda, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.
A coordenadora de serviços turísticos da Sedtur, Jackeline Hessmann, enfatiza que a ação do Cadastur pretende cadastrar o máximo de empreendimentos turísticos nos 141 municípios do Estado. A coordenadora ainda lembra que o cadastro deve ser renovado a cada dois anos.