PUBLICIDADE

Cáceres quer retomar discussões para implantar zona de exportação

PUBLICIDADE

Uma comitiva mato-grossense participou da reunião como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, hoje. Entre os temas da pauta, a discussão sobre a implantação da Zona de Processamento de Exportação do Mato Grosso. Participaram o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, o administrador da AZPEC, Adilson Reis, e o deputado federal, Valtenir Pereira, além de técnicos do ministério e representantes de outros Estados.

As Zonas de Processamento de Exportação começaram a ser implantadas no país há mais de 20 anos, pelo então presidente José Sarney. Porém, as alternâncias no governo federal não permitiram que os projetos evoluíssem de forma conclusiva. “Cáceres está pronta para implantar sua ZPE há muito tempo. O projeto teve início quando meu pai (Antônio Fontes) ainda era prefeito e o processo foi interrompido pela falta de regulamentação e legislação específica para o assunto. Agora, estamos retomando o projeto e vamos trabalhar para que ele saia finalmente do papel e traga para Cáceres as oportunidades de desenvolvimento que nossa região precisa”, afirmou o prefeito.

De acordo com os estudos da Administração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres, a região é uma das mais promissoras do país, por estar próxima aos importantes países do Mercosul, por estar às margens da hidrovia do Rio Paraguai e pela natural vocação exportadora do estado. Adilson Reis ressalta as vantagens que o Mato Grosso oferece. “Temos realmente boas vantagens para a atração de novas empresas, como incentivos fiscais e a redução dos custos com transporte dos produtos”.

Apesar do empenho do Governo Lula em consolidar as ZPEs, um dos pontos de travam projeto é a legislação. O deputado federal Valtenir Pereira afirmou que o Projeto de Lei nº 3954, que trata da regulamentação e criação de cargos, já está em andamento na Câmara dos Deputados.

Valtenir propôs aos participantes a criação de uma Frente Parlamentar para criar mecanismos de incentivo às exportações brasileiras. “O projeto das ZPEs traz dinamismo para a economia local, além de emprego e renda para os trabalhadores. Temos que encontrar soluções, junto com a iniciativa privada e com todas as esferas governamentais, para recuperar esse atraso de 20 anos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE