Produtores de Sinop e região podem participar dos leilões de apoio a comercialização da soja, do Governo Federal, por meio a Bolsa de Mercadorias e Cereais de Sinop (BCMS) que entrou em funcionamento há poucos dias. Segundo o presidente Luiz Anacleto, a unidade participou ontem das operações dos leilões Pepro (Prêmio Equalizador ao Produtor) e Prop (Prêmio de Risco de Opção de Venda), pela primeira vez.
Os agricultores interessados em participar podem habilitar-se na bolsa, preenchendo um cadastro padronizado da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. Anacleto explica que os prêmios são oferecidos para apoiar a comercialização da safra 2006/07, garantindo ao produtor preço mínimo de R$ 22.50 pela saca de 60kg.
“É uma garantia caso o mercado não ofereça o preços superiores ao patamar pré estabelecido”, acrescentou. A intenção deste novo instrumento de política agrícola é garantir ao produtor preços mais condizentes com o os custos de produção. No último leilão, o prêmio fechou em R$ 5,51 por saca, para a comercialização de 250 mil toneladas de soja da região Norte 1.
Mais de 30 produtores de Sinop participaram do leilão, ontem, na sede da bolsa. O proximo leilão ocorrerá no dia 05 de dezembro. Agricultores de municípios da região também podem procurar o escritório da BCMS para se habilitarem.