O chefe do Departamento de Transportes e Logística do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cleverson Aroeira, garantiu financiamento para empresas concessionárias de rodovias, incluindo a BR-163, nos próximos anos. A afirmação foi bem recebida principalmente pela classe política, em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, ontem, diante da possibilidade de cortes.
Aroeira não mencionou valores, mas garantiu na explanação que o BNDES tem recursos suficientes para infraestrutura, principalmente porque é e continuará sendo prioridade no rol de setores apoiados pelo banco”. A BR-163 está sob concessão em pouco mais de um ano, em 800 km entre Sinop e a divisa de Mato Grosso do Sul e estimasse mais de R$ 700 milhões em investimentos já feitos. A cobrança de pedágio começou em setembro, em 9 praças, após duplicação de 10% da extensão. Em 30 anos, cerca de R$ 5,5 bilhões serão investidos na rota, que a principal rota de escoamento da safra de grãos do Estado, principal produtor nacional.
Ações são previstas em Sinop, onde duplicação de trechos deve começar em 2019. Diretores da concessionária se reuniram esta semana com vereadores para esclarecer dúvidas sobre o fechamento dos acessos da BR-163 às ruas Enio Pipino e João Pedro de Carvalho (onde estão centenas de empresas). A decisão gerou muitas criticas de empresários e moradores.
Entre as últimas ações, a empresa já concluiu a recuperação emergencial do pavimento existente na rodovia entre a Praça de Pedágio de Santo Antonio do Leverger, no km 302, até o início da Serra de São Vicente. Iniciados em agosto, os trabalhos de recuperação também do trecho de 108 quilômetros entre Cuiabá e Rosário Oeste também seguem a todo vapor. Cerca de 48% do volume previsto de recuperação profunda já foi concluído. A previsão é que o segmento esteja totalmente recuperado até janeiro de 2016, a depender das condições climáticas.