O movimento “Grito do Ipiranga” prossegue hoje em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Comodoro, Sapezal, Diamantino, entre outros pontos do Estado. Hoje já completam 11 dias de mobilização. Alguns caminhões carregados com produtos agrícolas já estão parados nos pátios dos postos de combustíveis há vários dias.
Nesta semana, o movimento recebeu a adesão da Associação dos Caminhoneiros e outros Estados, como Goiás, Rondônia, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul aderiram às manifestações, trancando as rodovias federais e estaduais e fechando as saídas de armazéns de grãos.
Ontem à tarde, produtores do Nortão e de outras regiões tiveram audiência do governador Blairo Maggi e cobraram dele participação efetiva na busca de soluções para a crise no setor. Blairo e governadores de outros 8 Estados estarão em Brasília, no dia 16, cobrando do governo Lula soluções emergenciais para os problemas na agricultura.
Em Sorriso, depois do panelaço, realizado ontem por mulheres de agricultores, que foram em passeata até a agência do Banco do Brasil do município, hoje a coordenação do movimento prevê a continuidade do bloqueio de caminhões com cargas agrícolas. Lembrando sempre que embora os produtores estejam liberando a passagem de outras cargas, os caminhoneiros montaram um bloqueio independente e não permitem a passagem de caminhões em geral, carregados ou não.
No Mato Grosso do Sul, os sindicatos rurais de 17 cidades que já apóiam e participam do SOS do Campo vão se mobilizar para buscar o apoio de mais municípios ao movimento, que defende melhores preços para a produção agropecuária. A iniciativa, que começou na semana passada, foi avaliada ontem em reunião na Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul). Ao final, foi definida a criação de um fórum, coordenado por três dirigentes rurais, para acompanhar a movimentação. Consta que cerca de 90 armazéns já teriam sido bloqueado por produtores.
Em duas rodovias do Estado- na BR-163, em São Gabriel D’Oeste, e na região de Chapadão do Sul- os bloqueios serão mantidos. Caminhões são retidos para evitar o transporte de grãos.
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