O governador Blairo Maggi e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, assinam hoje, às 14h, no Palácio Paiaguás, protocolo para viabilizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando à regularização da situação dos assentamentos em Mato Grosso, – diversos deles no Nortão. Há poucos dias, o Ministério do Meio Ambiente divulgou lista dos 100 maiores desmatadores (40% são de MT) e apontou o Incra como responsável pelos seis primeiros lugares. O desmatamento, segundo o Ibama, ocorreu em seis assentamentos. Na ocasião, o Incra constestou a inclusão, afirmando que os desmatamentos eram antigos.
Ontem, servidores do Incra notificaram uma madeireira, localizada na agrovila dos assentamentos Mercedes I e II, no Distrito de Nova Fronteira, que fica a 80 km da sede do município de Tabaporã, no Mato Grosso. As atividades foram imediatamente paralisadas. O proprietário apresentou documentos em sua defesa e declarou que a madeira tem origem em fazenda particular na região.
Duas pequenas serrarias também foram notificadas e, da mesma forma, tiveram que cessar as atividades. A operação iniciada ontem marca o início da varredura determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em todos os assentamentos de Mato Grosso autuados pelo Ibama.