Empresários de diversos segmentos participaram agora há pouco da inauguração da agência do Banco da Amazônia – BASA – em Sinop. Participaram da solenidade o prefeito Nilson Leitão, o diretor administrativo do Basa, Francisco Serafim de Barros, o diretor de crédito Milton Barbosa Cordeiro, secretário Estadual de Indústria, Comércio e Mineração, Alexandre Furlan, secretário chefe Casa Civil, Antonio Kato, secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Norival Curado, entre outras lideranças.
•Veja fotos da solenidade de inauguração clicando aqui
A instalação da agência foi destacada pelo diretor Francisco Serafim de Barros como fruto de um trabalho de autoridades políticas, empresários e produtores rurais, principalmente daqueles que induzem o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele enfatizou que o Basa será parceiro no desenvolvimento e fortalecimento da agroindústria em toda a região, com linhas de créditos que beneficiem o empresariado.
“Todo projeto que demonstre uma viabilidade econômica, que seja de interesse da região e cumpra a formalidade legal, estaremos aumentando e criando parcerias para ajudar esse segmentos. Todos os produtos terão apoio do Banco da Amazônia… Estamos em uma região de transição, com um potencial muito grande para beneficiar nossa matéria-prima primária, então é o nosso foco principal dar condições de agregar valores nesse segmentos”, declarou.
O prefeito Nilson Leitão destacou a importância da instalação do Basa em Sinop, principalmente nesse momento em que há necessidade de novas alternativas para alavancar a economia sinopense. Leitão cobrou um apoio especial ao setor madeireiro, que está se reaquecendo, depois de um ano de crise, e aos pequenos produtores. “O Basa não vai resolver os problemas de Sinop, mas vai trazer propostas para atender os setores dessa cidade. É importante a vinda de políticas de incentivo para nosso município”, enfatizou destacando que Sinop é um dos municípios que mais cresce economicamente no Estado.
O secretário Estadual de Indústria, Comércio e Mineração, Alexandre Furlan, também comentou sobre as novas opções de financiamentos que o empresariado local poderá obter, como recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do FDA (Fundo de Desenvolvimento da Amazônia), com juros competitíveis que possam alavancar micro e pequenos negócios. “É um banco de desenvolvimento, que está acreditando no potencial de Sinop e região e comprometendo sua carteira de ativos com Sinop, com linhas de financiamento apropriadas para o perfil que tem a cidade”, ressaltou.
A luta da administração municipal na implantação do banco em Sinop também foi enfatizada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Norival Curado. Ele lembrou da primeira visita a direção do Basa, em 2001, e o crescimento de Sinop nesses últimos cinco anos. “Em 2001 nós tínhamos cerca de 4.200 empresas legalmente registradas. Hoje esse número dobrou e já chega a aproximadamente 9 mil”, salientou. O secretário disse que o banco vem de encontro a muitas necessidades das empresas sinopenses, principalmente do setor madeireiro.
A nova agência está instalada na avenida das Acácias (antigo prédio do Gran Cecatt) e possui um efetivo de 16 funcionários. O gerente nomeado foi Mauro Evando Lopes de Lima.
Esta é a 9ª instituição bancária que se instala em Sinop.