Bancários de Várzea Grande participaram de um protesto ontem na agência do Banco do Brasil do bairro Cristo Rei, localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, para reivindicar mais contratações e melhoria na segurança. A mobilização durou cerca de duas horas, também recolheu assinatura de clientes insatisfeitos com o atendimento e as longas filas. A proposta é pedir providência também dos poderes públicos, como o governo do Estado, que pagam a folha salarial por meio da instituição.
Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Seeb) de Mato Grosso, Arilson da Silva, apesar da Lei da Fila, houve um verdadeiro retrocesso em determinados bancos, como aconteceu com o BB, que ao invés de contratar mais funcionários para dar conta da demanda maior de correntistas, realizou no ano passado uma reestruturação interna que resultou na desativação de mais de um caixa por agência. “Numa unidade aqui da Avenida da FEB, havia quatro caixas, hoje é apenas um. Na prática, quem continuou nessa função teve a carga de trabalho triplicada”.
Além da preocupação com a saúde, já que o número de lesões por esforço repetitivo (LER/DOT) vem crescendo, há riscos com a segurança. O assalto que ocorreu no início de maio em Campo Verde deixou a todos bastante assustados. “A qualquer momento a gente pode ter os familiares feitos de reféns ou perder a vida dentro do banco. Apesar da belas fachadas, nenhuma das portas das agências do Banco do Brasil é blindada, algo precisa ser feito”.
Outro lado – De acordo com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, a instituição está trabalhando para dar o melhor suporte aos clientes, através dos canais alternativos, como a opção de movimentação financeira e o pagamento de contas pelo celular e na internet. Expansão dos terminais de auto-atendimento, visa net, banco popular, além disso, tem parcerias com Caixa Econômica e casas lotéricas. Hoje, esses canais já somam 2,8 bilhões de transações no Brasil. Quanto à segurança, a instituição seria a única que cumpre todos os itens exigidos pela Polícia Federal.