Os bancários de Mato Grosso podem deflagrar, amanhã, greve por tempo indeterminado para cobrar dos bancos que seja concedida reposição salarial de 10%, participação nos lucros e resíduos de três salários mais R$ 3,850, aumento de valor do vale refeição e auxílio créche. O sindicato informou que, após cinco rodadas de negociação (a 5ª ocorreu no dia 17 passado), os bancários continuam sem uma resposta digna por parte da Fenaban – Federação Nacional dos Bancos-. Os banqueiros apresentaram uma proposta de reposição da inflação de 4,5% de reajuste e o sindicato classifica que “é inferior à do ano passado, nenhuma valorização dos pisos salariais e nem proteção aos empregos. Eles também negaram auxílio-educação e querem reduzir o auxílio-creche/babá de 83 para 71 meses. A proposta mostrou que osBbancos não estão dispostos a negociar dignamente com os bancários. Além de não suprir as necessidades e expectativas da categoria, a Fenaban piorou alguns pontos já conquistados pelos trabalhadores”, ataca o presidente do sindicato dos bancários em Mato Grosso, Arilson da Silva. “Estamos fazendo o possível para que essa negociação ocorra por meio do diálogo, mas a postura dos banqueiros está transformando uma possível greve em algo iminente. Se a proposta não mudar os bancários vão parar!”, alertou.
O sindicato diz ainda que a federação se recusa a discutir plano de cargos e salários e não apresentaram proposta sobre as reivindicações de saúde e condições de trabalho, segurança bancária e igualdade de oportunidades, dentre outras. “A direção do Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal frustraram a expectativa de seus funcionários durante a rodada de negociação ocorrida na sexta-feira (18). As duas empresas não apresentaram proposta suficiente, que supra as necessidades e anseios da categoria. O Banco da Amazônia não definiu proposta para PLR e acordaram nova reunião para o dia 29 de setembro”, aponta o sindicato.
Mato Grosso tem mais de mil funcionários em agências bancárias. A assembleia será na Praça 8 de Abril, em Cuiabá, a partir das 18:30h.