Os deputados federais do Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se reuniram no Ministério da Fazenda, com Nelson Machado, secretário-executivo, para discutir a criação do Banco do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Bandeco). A reunião teve o objetivo de ressaltar a importância desta instituição para o incremento de investimentos nos três estados da região e o Distrito Federal.
O texto, já aprovado na Comissão de Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, sob a relatoria do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), está neste momento tramitando na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Durante a audiência, Wellington Fagundes explicou ao secretário Nelson Machado a necessidade da criação de um banco que possa promover o desenvolvimento da região sem as características de um banco comercial. De acordo com Fagundes, o Banco do Desenvolvimento do Centro Oeste vem exatamente para atender o talento das pessoas e promover o desenvolvimento sustentável. Para ele, a criatividade irá prevalecer, e não apenas a garantia que exigem os bancos tradicionais
O deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT/MS), autor do projeto de lei 1013/2007, que cria o Bandeco, afirmou que a região Centro-Oeste é a única do País que não possui um banco de desenvolvimento. “É um absurdo não termos nenhum banco específico para isso”, afirmou Dagoberto.
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, até então resistente à criação do Badeco, pediu um prazo para analisar os argumentos dos parlamentares e segundo ele, ainda nesta semana apresentará um parecer sobre o projeto de Lei.