A Águas de Sinop está trabalhando para ampliar a cobertura da rede de esgotamento sanitário do município. Para conduzir o esgoto coletado na cidade até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Curupy, que está sendo construída no final da estrada Aurea, a concessionária realizou um plano de ampliação da rede coletora com a implantação de coletores tronco, estação elevatória e linhas de recalque.
As obras tiveram início em setembro e, em parceria com a prefeitura, a concessionária já executou nesta primeira etapa, mais de 3.500 metros de rede de esgoto. As obras beneficiarão mais de 6.740 pessoas dos bairros Residencial Norte, Setor Comercial, Jardim Maria Carolina, Jardim das Azaleias, Jardim das Rosas, Residencial Veneza, Residencial Daury Riva, Jardim Califórnia, Loteamento Kaiabi e Jardim Vindilina II.
O diretor-presidente da Águas de Sinop, Anselmo Leal, destaca que a iniciativa faz parte de um conjunto de melhorias e obras que compõem um investimento de mais R$ 450 milhões nos serviços de água e esgoto do município para os próximos anos. Segundo ele, as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, marcam o início de um grande avanço para a cidade.
“A concessionária realiza um trabalho intenso para garantir que a população possa usufruir dos benefícios que serão propiciados pelas intervenções. Estamos executando um trabalho com muito planejamento e com equipamentos de última geração destinados para o tratamento de efluentes. Sinop também será referência em saneamento no país e estará ainda mais preparada para seu crescimento econômico”, destaca.
Leal ressalta ainda que apesar de representar um avanço significativo na saúde e qualidade de vida, as obras alteram a rotina do município e da população, por isso, pede a compreensão dos moradores. “Sabemos dos possíveis transtornos que chegam com as obras de esgoto, mas estes são fatores passageiros em função dos benefícios que ficarão para sempre, como a melhoria nos índices de saúde pública e os avanços para a infraestrutura do município. Todas estas obras fazem parte agora do patrimônio de Sinop, um benefício imensurável para as futuras gerações.”
Desde que assumiu a administração dos serviços de água e esgoto do município, a Águas de Sinop realizou importantes avanços, como a construção de 8 mil metros de rede de água e adutoras, ampliando e melhorando o abastecimento para mais de 45 mil pessoas em 16 bairros. Além disso, a concessionária realizou a perfuração de poços, modernização de laboratórios e do parque de hidrômetros.
A Águas de Sinop faz parte da Nascentes do Xingu, empresa administrada por um grupo empresarial que conduz concessões de água e esgoto em 41 cidades do país, levando saúde e qualidade de vida para mais de 3 milhões de pessoas.