Nova Mutum deverá, em breve, estruturar a bacia leiteira do município. Foi feito, na semana passada, um levantamento de viabilidade com mais de 80 produtores do Assentamento Pontal do Marape, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum.
Cada propriedade está sendo avaliada para verificar o grau de produtividade que poderá ter em relação a implantação da bacia leiteira na localidade. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Francisco de Moraes Filho, os resultados do levantamento foram positivos e com isso o projeto ganha mais força para sua concretização.
“A participação maciça dos assentados é um dos fatores mais importantes que vai contribuir para o sucesso do projeto. Também a concentração da produção de leite nas localidades facilita a coleta o que representa um lucro ainda maior”, explicou.
O projeto é destinado aos assentamentos Pontal do Marape e Ribeirão Grande que em breve farão parte da Bacia Leiteira de Mato Grosso. O mesmo está sendo desenvolvido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Banco do Brasil, Indea e Empaer.
A formação da bacia leiteira, visando um rápido crescimento da produção representam um elemento fundamental para a sustentabilidade da agricultura familiar.