Empresas do setor madeireiro e moveleiro de Sinop receberão hoje uma visita do prefeito Nilson Leitão e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), Carlos Avalone. Durante a visita será apresentado o Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) que será lançado hoje à noite e beneficiará 252 empresas de Sinop e mais nove municípios da região, entre eles Sorriso e Lucas do Rio Verde.
O programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, com investimentos de R$ 800 mil. “Depois da operação Curupira o setor madeireiro fechou muito. Uma pré-pesquisa realizada em Sinop em 152 madeireiras, constatou que 33% estavam fechadas e 40% trabalhando com a metade da capacidade, e apenas 30 % trabalhando a carga total. Isso demonstra que tem que haver uma ação que promova melhorias”, disse o presidente da Fiemt, Carlos Avalone.
“Vamos identificar quais os entraves que as empresas têm, tanto na produção, na área administrativa, nos recursos humanos, e vamos propor uma melhoria”, ressalta. Pelo programa as empresas terão um diagnóstico do que precisam para fortalecerem, ou ingressarem, nas exportações.
O prefeito Nilson Leitão também enfatizou que Sinop perdeu cerca de R$ 11 milhões em suas exportações em 2005. “É um momento das alternativas econômicas de buscar novos rumos para Sinop, e esse momento de crise já está proporcionando isso”, relata. Leitão enfatiza que a economia de Sinop está se reaquecendo lentamente.
Durante o dia, Leitão e Avalone também terão uma reunião com dirigentes do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso – Sindusmad – para discutir a atual situação do setor e apresentar os projetos para este ano.