sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Avalone e Leitão apresentam projeto de incentivo industrial à madeireiras em Sinop

PUBLICIDADE

Empresas do setor madeireiro e moveleiro de Sinop receberão hoje uma visita do prefeito Nilson Leitão e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), Carlos Avalone. Durante a visita será apresentado o Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) que será lançado hoje à noite e beneficiará 252 empresas de Sinop e mais nove municípios da região, entre eles Sorriso e Lucas do Rio Verde.

O programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, com investimentos de R$ 800 mil. “Depois da operação Curupira o setor madeireiro fechou muito. Uma pré-pesquisa realizada em Sinop em 152 madeireiras, constatou que 33% estavam fechadas e 40% trabalhando com a metade da capacidade, e apenas 30 % trabalhando a carga total. Isso demonstra que tem que haver uma ação que promova melhorias”, disse o presidente da Fiemt, Carlos Avalone.

“Vamos identificar quais os entraves que as empresas têm, tanto na produção, na área administrativa, nos recursos humanos, e vamos propor uma melhoria”, ressalta. Pelo programa as empresas terão um diagnóstico do que precisam para fortalecerem, ou ingressarem, nas exportações.

O prefeito Nilson Leitão também enfatizou que Sinop perdeu cerca de R$ 11 milhões em suas exportações em 2005. “É um momento das alternativas econômicas de buscar novos rumos para Sinop, e esse momento de crise já está proporcionando isso”, relata. Leitão enfatiza que a economia de Sinop está se reaquecendo lentamente.

Durante o dia, Leitão e Avalone também terão uma reunião com dirigentes do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso – Sindusmad – para discutir a atual situação do setor e apresentar os projetos para este ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE