Auto Escolas de Sinop e de outras cidades do Estado encontram dificuldades para se adequarem a uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção veicular para a formação de candidatos a categoria “B” da Carteira Nacional de Habilitação. Ela passa a valer já a partir do dia 31 de dezembro. O prazo que inicialmente era para junho foi prorrogado, mas mesmo assim pode não ser cumprido.
O presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Sinop, Cláudio Alves, disse, ao Só Notícias, que o principal empecilho é que os fornecedores não têm o produto. Ele explicou que já foram feitos pedidos mais ainda não tiveram sucesso. “Já procuramos mais os fornecedores não tem esse material a pronta entrega”, esclareceu.
Os simuladores devem ser utilizados nas aulas teóricas dos candidatos. Em Sinop, são pelo menos 7 Auto Escolas , sendo que apenas uma oferece as aulas. As demais encaminham os alunos para um centro específico, porém, nenhum dos locais possuem o simulador. Para o município seriam necessários pelo menos 4.
O custo do simulador é alto, chegando perto dos R$ 33 mil reais, o que também vinha inviabilizando a aquisição para muitos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso.
De acordo com o presidente da Associação dos CFCs de Sinop, até mesmo Auto Escolas de Cuiabá continuam sem fornecer os simuladores, já que passam pelo mesmo problema.
(Atualização às 18:37h)