Diferente de 2005, em que o mês de março registrou uma das maiores altas no Índice de Custo de Vida de Sinop (ICVS), este ano março teve um dos menores índices registrados desde janeiro. Os dados levantados pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado do Mato Grosso(Unemat) apontam que o custo de vida aumentou 0,17% em março no município. No mesmo período de 2005, a alta foi de 0,74%.
O chefe do departamento, professor Paulo Körbes, explicou que nos primeiros meses do ano a tendência é de alta, em função de fatores sazonais ou despesas extras, como material escolar, impostos, entre outros. “A tendência dos preços praticados em Sinop, apresentada neste início de ano, diverge da tendência natural, e pode ser explicada como reflexo da crise que afeta o comércio local”, acrescentou.
Em fevereiro o ICVS subiu 0,08% no município. Um dos principais fatores para a alta foi o aumento no preço da gasolina e do álcool, que ocorreu durante o mês. Mas o mês também ficou abaixo do índice em 2005, que foi de 0,34%.
Ainda, de acordo com o levantamento, a inflação acumulada nos três primeiros meses em Sinop, totalizou 0,53%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 0,88%.