PUBLICIDADE

Aumento nas tarifas de energia afeta consumo do sinopense, diz pesquisa

PUBLICIDADE

Os diversos reajustes que as tarifas de energia elétrica tiveram este ano têm influenciado o consumo do sinopense. Dados de uma pesquisa realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grasso (Unemat) mostram que os aumentos afetaram o consumo de 71% dos entrevistados. Por outro lado, 29% disseram que não foram afetados pelos reajustes.

O Cise também questionou os entrevistados sobre o impacto dos reajustes no orçamento familiar. A maioria, cerca de 88%, respondeu que há sim impacto na receita da família, enquanto que 12% disseram não haver qualquer diferença. Grande parte dos consumidores entrevistados, aproximadamente 63%, afirmou que, apesar dos reajustes, não mudaram a decisão de comprar eletrodomésticos.

Outros 37%, por outro lado, responderam que foram obrigados a adiar a compra de um aparelho eletrônico após os aumentos. Por fim, 64% disseram que não terão que atrasar o pagamento das tarifas devido aos aumentos inesperados. Cerca de 36% responderam que foram surpreendidos pelos reajuste e vão ter que acabar pagando a conta mais tarde.

Foram entrevistadas 300 pessoas, entre os dias 2 e 10 deste mês. A pesquisa foi encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo federal anuncia conta de luz com menor tarifa em janeiro

O ano de 2026 começará sem custo extra na...

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O governo federal publicou uma medida provisória hoje liberando...

Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar

Um total de 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o...
PUBLICIDADE