A Feira do Produtor de Lucas do Rio Verde teve crescimento de aproximadamente 40% dos boxes desde abril, quando foram inauguradas as novas instalações. Os pequenos produtores foram beneficiados com a sede ampliada, reformada e que conta com três lanchonetes, estacionamento, jardinagem e uma grande variedade de produtos. A finalidade da feira é fortalecer a agricultura familiar e fixar as famílias no campo por meio da agregação de valores, aumento de renda e da geração de oportunidades para os pequenos produtores. Todas as quartas e sábados, das 15 às 19hs, a população luverdense compra frutas, verduras, legumes, guloseimas, lanches e artesanatos de qualidade.
A idéia de reformulação do espaço surgiu com o crescimento do número de feirantes, como também com o aumento de consumidores. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Associação dos Chacareiros conseguiram viabilizar projetos para a reformulação e ampliação da feira, proporcionando assim, maior satisfação aos feirantes e consumidores.
Um exemplo que está valendo a pena é o de Marisa Lodi, que anteriormente fazia e vendia marmita. Depois da ampliação da feita, montou seu box de pão de queijo e teve aumento de até 70% na renda. Segundo Marisa, as vendas melhoraram e ocuparam também os espaços dos supermercados da cidade em virtude do projeto de implantação do Selo de Origem e Qualidade.
O projeto serve para capacitar os produtores na aplicação de boas práticas de fabricação e produção dos seus produtos, a fim de agregar valor aos mesmos e ampliar as oportunidades de inserção no mercado, propiciando o aumento da renda além de garantir à população o acesso a produtos de qualidade e a uma alimentação saudável.
Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, atualmente Lucas do Rio Verde possui aproximadamente 600 produtores rurais cadastrados, sendo que desses, cerca de 50 são produtores da agricultura familiar. Seus produtos não apresentam identidade e qualidade uniformizadas e caracterizadas tecnicamente.