Se a média de novas empresas instaladas no município for mantida, o crescimento empresarial deste ano poderá superar o do ano passado. Só Notícias apurou que em janeiro e fevereiro 68 novos empreendimentos foram criados oficialmente, sendo 39 prestadores de serviços, 18 comércios varejistas, 6 atacadistas e 5 indústrias. O crescimento de janeiro (27 empresas) para fevereiro (41) foi de 53%.
Em todo o ano passado, foram registradas 513 novas empresas, de acordo com relatório da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração. Sinop conta com 9.003 empresas registradas de 2000 até fevereiro deste ano. Antes deste período, não era feito o controle pela secretaria.
Somente no ano passado, 2.377 postos de trabalho com carteira assinada foram criados no segmento de prestação de serviços, sendo a terceira que mais contratou funcionários, ficando atrás apenas da indústria da transformação e do comércio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério dos Trabalhos (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.