A promoção de eventos como congressos, feiras e encontros nacionais e internacionais na capital mato-grossense é uma das saídas apontadas por governo, empresários e representantes da Associação Brasileira de Hoteis (Abih-MT) para tirar o setor da crise que vem enfrentando desde 2014.
O 1º Encontro Comercial – Hotelaria e Negócios, realizado pela Abih na capital, nesta semana, contou com especialistas do mercado comercial e de publicidade que debateram as estratégias e inovações para atrair público e aumentar as receitas da rede hoteleira e fazer girar a economia. O evento contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), teve como um dos destaques, a palestra do presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando.
O evento contou com a presença de mais de 45 representantes da rede hoteleira e 23 fornecedores da trade turístico como restaurantes, equipamentos e tecnologia. “Esse tipo de evento era inédito no estado. Estamos muito felizes com a repercussão. O público de mais de 130 pessoas só nos mostrou que com a união podemos fazer mais, porque juntos fortalecemos o setor buscando melhorias e promovendo ações de fomento”, vibrou o vice-presidente da Abih-MT André Machado. Atualmente, a associação possui 31 associados, o que representa 32% do total de leitos de Cuiabá.
O secretário adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro, destacou que além da infraestrutura necessária para melhorar o acesso ao turismo, o governo atua para fomentar o setor e torná-lo um dos pilares econômicos de Mato Grosso. “O que buscamos é fomentar uma rede de atrativos, fazendo a integração de produtos”, explicou Nigro ao falar, por exemplo, do Corredor do Ecoturismo reunindo as cidades de Chapada dos Guimarães, Nobres e Poconé com produtos e atrativos que encontram ótima aceitação no mercado. Para melhorar o acesso nessas regiões, o estado tem investido na construção de estradas pavimentadas e pontes e facilitar a locomoção de moradores e turistas.
Outro ponto destacado por Nigro é a captação de eventos que auxiliem a movimentação da rede hoteleira da capital, como forma de atrair turistas e pessoas a negócio ou trabalho.