Caminhões que trafegam na MT-206 podem levar até três dias para percorrer o trecho entre Alta Floresta e Paranaíta. São apenas 45 quilômetros mas, segundo o secretário de Obras de Paranaíta, Osmar Berlanda, alguns bueiros transbordaram, devido o excesso de chuvas, formando atoleiros. “Ainda bem que tivemos alguns dias sem chuvas e o nível das águas baixou, mas o tráfego ainda está difícil em alguns pontos com atoleiros”, afirmou, ao Só Notícias.
Uma das medidas que está sendo adotada para recuperar a rodovia, que é de responsabilidade do Estado, é a parceria entre empresários e produtores, que precisam do canal para transportar a produção, com a prefeitura. “Eles dão auxílio para a prefeitura que cede os maquinários para recuperar alguns pontos”, acrescentou Berlanda.
Outro percurso utilizado pelos motoristas para chegar em Alta Floresta é pela MT-416 interligando a MT-208, cerca de 25 km a mais, mas, conforme o secretário, alguns pontos também estão comprometidos. “O Estado não faz o trabalho na seca e aí agora fica difícil. A prefeitura não dispõe de recursos para fazer esse trabalho”, acrescentou.
Recentemente, o município decretou situação de emergência. O pedido está sendo analisado pela Defesa Civil do Estado.