domingo, 19/maio/2024
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"Assuntos Financeiros" são líderes em queixas no ano em MT

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Os assuntos financeiros permanecem no topo da lista de reclamações nos onze primeiros meses deste ano segundo o Procon de Mato Grosso. Segundo o levantamento de 01 de janeiro a 30 de novembro, das 11.584 reclamações registradas no órgão de defesa do consumidor 3.533 (ou 30,5%). Os serviços essenciais (água, luz e telefone) estão em segundo lugar no ranking com 3.518 queixas (30,3%) seguidos de produtos com 3.133 reclamações (27%).

Já no mês de novembro o item Serviços Essenciais encabeça a lista com 306 queixas (32,7%) em um universo de 935 que foram documentadas no Procon MT. O item Assuntos Financeiros ocupa o segundo lugar com 259 reclamações (27,7%) seguido do setor de produtos que teve 247 reclamações (26,4%). O percentual estimado de acordos feitos no órgão de defesa do consumidor é de cerca de 80%.

Compras de Natal – Os gastos mais altos, comuns nesta época do ano, somam-se a outros como matrícula e material escolar. Por isso o Procon faz um alerta aos consumidores sobre o superendividamento. Para evitar os gastos desnecessários o primeiro passo é avaliar quais os produtos e serviços devem ser realmente adquiridos. Pesquisas mostram que 20% de tudo que é comprado acaba na lata de lixo.

Os especialistas recomendam ainda o registro de todos os gastos realizados. A medida ajuda o consumidor no cálculo dos valores gastos diariamente e ao longo do mês. Uma planilha com as despesas facilita o controle tanto dos gastos fixos como luz, telefone e aluguel, e daqueles sazonais como as compras de Natal.

Antes de ir às compras, o consumidor pode consultar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O cadastro contém o nome e a postura das empresas frentes às reclamações no Procon-MT. A lista está disponível no site www.procon.mt.gov.br e impresso nos postos do órgão.

Consulta – A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e o Conselho Regional de Economia (Corecon), assinaram em outubro um Termo de Cooperação para confeccionar uma cartilha sobre organização do orçamento familiar e atender consumidores com problemas de endividamento na sede do Procon-MT. O Corecon irá disponibilizar, a partir de janeiro de 2010, dois profissionais de economia, duas vezes por semana, para fazer consultoria de graça aos consumidor endividado. (

 

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