terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Associação de Bares e Restaurantes em Sinop é contrária ao toque de recolher, redução de horário e apoiará manifesto

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro

A Associação de Bares, Restaurantes e Similares é contrária a redução no horário noturno de atendimento, até às 22h, e ao toque de recolher decretado, hoje, pelo prefeito Roberto Dorner, que vigora a partir desta sexta, entre às 23h e 5h, até o próximo dia 19.  “Não concordamos com o decreto, principalmente do horário de funcionamento. Somos uma classe que já vem sendo prejudicada desde o início da pandemia, e com esse decreto do Estado, com restrição de público, já vínhamos seguindo, com menos mesas, tomando as medidas de segurança e fazendo nossa parte”, apontou o empresário e representante da associação, Wagner José Rank.

“Na nossa opinião não é o horário que vai frear, o vírus está aí. Nós cobramos da prefeitura fiscalização nos lugares que não estavam seguindo as medidas, que estavam tendo aglomeração e não sabemos qual foi o critério para tomar essa decisão. Somos totalmente contra o decreto, estamos fazendo nossa parte e esperamos que as autoridades olhem para nós, empregamos muita gente, são mais de 700 CNPJs (empresas). Tem que olhar para a nossa classe, queremos trabalhar e seguir as normas”, apontou.

Recentemente vários bares, lanchonetes e similares em Sinop alguns, com música ao vivo, estavam com grande lotação e aglomeração, mesmo com o decreto estadual, baixado no último dia 18, pelo governo, determinando que deveriam estar com 50% da ocupação.

A projeção é que somente empresas associadas a entidade em Sinop empregam aproximadamente 500 pessoas. “São mais de 20 empresas. Estávamos participando de várias reuniões junto com a prefeitura e mostrando que seguíamos fazendo nossa parte (medidas de prevenção de contágio da Covid). Fomos pegos de surpresa com esse decreto e por isso essa indignação, não concordamos com mais uma restrição que vai prejudicar diretamente nossa classe”, apontou.

Wagner acrescentou que a entidade apoiará o manifesto contrário a determinação, previsto para amanhã, às 12h, em frente a prefeitura. Devem participar representantes de bares, restaurantes, garçons, músicos, promotores de eventos, cozinheiros, seguranças e demais profissionais envolvidos com eventos e atividades recreativas noturnas em Sinop.

Rank ainda apontou que a medida vai contra o planejamento de ano diferente projetado pelos empresários. “Eu mesmo, estava buscando pessoas para contratar, e já tirei o pé, porque não há como fazer um planejamento onde você tem um decreto e de repente é pego de surpresa. Estávamos com uma ideia de 2021 ser diferente, a vacina chegou, já tem pessoas sendo vacinadas e fazíamos planejamento, pensando em contratar pessoas, seguir em frente. Já travamos nossos planos, não sabemos o que vai acontecer”, salientou.

“Durante a pandemia a gente teve demissões, o que ajudou bastante foi a questão do auxílio, que trabalhamos um bom tempo com 50% da carga horária para não dispensar ainda mais funcionários, e estamos com a mesma equipe desde o início, todos concordando em ganhar menos, porque o movimento diminuiu, não está como era antes. Agora queríamos entender os critérios que eles (prefeitura) usaram para tomar essa decisão, porque tem escolas funcionando, comércio em geral funcionando normal, tem locais que nem máscara está sendo usada”, lamentou o representante.

Conforme Só Notícias já informou, com a nova medida todo estabelecimento comercial e de serviço deve encerrar suas atividades até às 22h. A determinação se aplica também aos trabalhadores informais, como ambulantes e também a rede de ensino superior. Também estão cancelados os eventos realizados em locais abertos ou fechados, independente das características, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE