O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que vai sugerir a realização de uma reunião ampliada com a bancada federal de Mato Grosso e o trade do turismo para discutir melhorias para o setor. Durante reunião dos deputados estaduais da baixada cuiabana com a Associação Pró-desenvolvimento de Chapada dos Guimarães (Aprodec), foi lembrado que vários recursos para obras estão previstos nos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodestur). Em função disso, Maluf afirmou que irá procurar o coordenador da bancada federal, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), para organizar uma reunião com os deputados federais e senadores para buscarem recursos do Governo Federal para a execução de obras no setor.
“Vou levar o assunto aos demais deputados para estabelecermos as prioridades, voltar a debater com o setor e já agendar um encontro com a bancada federal para discutir o turismo de Mato Grosso e também procurar o governador Pedro Taques (PDT) para falarmos sobre o turismo, que é uma dos setores que mais cresce no mundo. Temos um potencial maravilhoso, mas com falta de infraestrutura, vamos unir a classe política e o setor para defender a ampliação dos investimentos, pois também teremos resultados na economia do Estado”, argumentou.
A Aprodec apresentou 20 projetos estruturantes para promover um corredor de integração turística de Mato Grosso, envolvendo o pantanal por Poconé, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Coxipó do Ouro, Várzea Grande, Lago do Manso, Nobres e Bom Jardim.
“O nosso projeto é interessante, traz a integração turística vindo de Poconé até Bom Jardim, em Nobres. Sugerimos a construção de pontes na Transpantaneira, pois hoje elas são de madeira e dificulta o tráfego durante as chuvas e vivem danificando, e com isso, melhoraria o turismo do pantanal que é um dos ícones do turismo de Mato Grosso. Também falamos de Chapada dos Guimarães, que é o carro-chefe, precisamos ter mais acostamento e duplicação da rodovia que não tem segurança para os condutores. Temos o produto turístico que são as nossas belezas naturais, precisamos de infraestrutura”, disse o presidente da Aprodec, Cacildo Macedo.
Entre os projetos apresentados, estão a construção de 13 pontes de concreto em Poconé; energia elétrica até porto Jofre, no pantanal; pavimentação asfaltica da estrada que liga ao pantanal; ligar a chegada e saída de Poconé por asfalto; ligação de Poconé até a BR-070; duplicação da MT-251 de Cuiabá a Chapada dos Guimarães; pavimentação do acesso ao Coxipó do Ouro; duplicação do Trevo da Guia até a Fundação Bradesco, em Cuiabá; revitalização do Complexo da Salgadeira, Portão do Inferno e Véu das Noivas; captação da água para a cidade de Chapada dos Guimarães.
Para Jurandir Spinelli, membro da Aprodec, seriam necessários R$ 200 milhões em investimentos para desenvolver os 20 projetos apresentados. “Fizemos um diagnóstico daquilo que é preciso para transformar essa região em produtos turísticos viáveis para ser vendido nos grandes centros do Brasil e para o mundo. A prioridade são as pontes na trans-pantaneira e o acesso a Chapada dos Guimarães, já os demais projetos poderiam ser realizados ao longo de quatro anos”, argumentou.
Maluf avaliou que os projetos são importantes para a baixada cuiabana. “Alguns estão em andamento, outros parados como do Complexo da Salgadeira, Portão do Inferno e Véu das Noivas. Também precisa ser licitado o projeto como o da MT-030, que é a nova rodovia para Chapada dos Guimarães, a duplicação que é do Trevo da Guia até a Fundação Bradesco, onde tem muitas pessoas morrendo em acidentes. A Assembleia Legislativa vai fomentar para que as obras sejam executadas, pois são importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso”, lembrou Maluf.
Além de Maluf, participaram da reunião o líder do governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB), Emanuel Pinheiro (PR) e Max Russi (PSB), que é membro da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Casa de Leis.