A comissão especial que tem por finalidade estudar, analisar, sugerir e propor soluções para o endividamento da agricultura familiar de Mato Grosso, instalada no último dia 25, se reúne hoje, às 15 horas, na sala de reuniões da Assembléia Legislativa, para discutir o endividamento dos pequenos produtores que aderiram ao programa do Governo Estadual Fundagro – extinto em 2000. A comissão, que terá duração de 60 dias, vai fazer um diagnóstico acerca do assunto e apontar medidas para que o Governo do Estado possa buscar recursos que solucionem o endividamento destes pequenos produtores rurais.
Na segunda reunião, realizada na última quinta-feira, dia 1º, os membros receberam os secretários adjuntos da Secretária de Estado de Planejamento (Seplan) Oscemário Daltro e Arnaldo Souza para explicar sobre o Fundo de Desenvolvimento Agroambiental (Fundagro).
O Fundagro foi feito para atender aos pequenos produtores que precisavam de investimentos e auxilio para trabalhar em suas terras, porém isto não aconteceu. Os produtores ficaram sem orientação, muito endividados e também com dificuldades para manter o plantio.