A comissão especial, criada para fiscalizar a instalação de serviços de telefonia móvel nos municípios que ainda não dispõem do serviço, realizou hoje, a primeira reunião. Além do deputado Daltinho (PMDB), participaram o vice-presidente, deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM); o deputado Sebastião Rezende (PR) e representantes de quatro empresas.
“Nosso objetivo é unir forças entre o poder público e as empresas de telefonia para viabilizar o quanto antes a telefonia para esses 51 municípios de Mato Grosso que não contam com o serviço”, afirmou Daltinho. “Esses municípios não conseguem atrair investimentos. São regiões tradicionalmente menos favorecidas e, por isso, o Estado precisa desenvolver ali programas na área de infra-estrutura, como é o caso da telefonia celular”, justificou.
O Governo do Estado mostrou-se disposto a conceder incentivo fiscal de R$ 30 milhões às empresas de telefonia celular que instalarem o serviço de telefonia móvel nesses municípios. Porém, ainda não existe nenhuma mensagem oficial do Executivo sobre os prazos limites do incentivo, como será o critério de seleção, e qual o tipo de renúncia.
Existe um consenso entre as empresas de telefonia em dividir os 51 municípios em quatro grupos, sendo cada operadora responsável por uma região. A medida visa minimizar os custos com os investimentos, os quais somam uma média de R$ 600 mil para cada município.