O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC- lançado pelo Governo Federal, tem como objetivo expandir o escoamento da produção agrícola e mineral como também, reduzir as desigualdades sociais, proporcionando o crescimento do país.
Para a região centro-oeste estão previstos até 2010, investimentos na ordem de R$ 2,3 bilhões, para execução de serviços de infra-estrutura de transportes administrados diretamente pelo DNIT.
Em Mato Grosso, o órgão fará investimentos em quatro rodovias federais, totalizando R$ 1,4 bilhão. Umas das principais obras no Estado é a duplicação de 200 quilômetros da BR-163/364, no trecho que liga Rondonópolis a Cuiabá, incluindo a travessia da Serra de São Vicente. O término da obra está previsto para 2010. Além disso, a Autarquia vai destinar parte desses recursos para a conclusão da construção do viaduto no município de Rondonópolis, previsto para 2007. O custo total do empreendimento está avaliado em R$ 540 milhões.
Já na BR-242, no trecho entre Ribeirão Cascalheira e Sorriso, também serão realizados serviços de construção e pavimentação, numa extensão de 314 quilômetros. Com a obra o DNIT fará a ligação desta rodovia com as BR’s 163 e 158, proporcionando o desenvolvimento econômico e agrícola do estado. Até 2010 o Órgão prevê investimentos de R$ 200 milhões e os trabalhos deverão ser concluídos em 2012.
Na BR-158, o DNIT aplicará recursos do PAC, na ordem de R$ 400 milhões, para construção e pavimentação da rodovia, no trecho entre Ribeirão Cascalheira, no entroncamento com a MT-326, até a divisa com o Pará. Serão construídos 515 quilômetros, que permitirão a ligação com o segmento paraense, que já está pavimentado, além da integração da rodovia com a ferrovia Ferronorte. Os serviços já foram iniciados e a previsão de conclusão da obra é 2009.
Outra importante obra ainda no Mato Grosso é a construção e a pavimentação da BR-364, entre os municípios de Diamantino e Campos Novos dos Parecis. Considerada uma área de grande desenvolvimento agrícola, a pavimentação de 175 quilômetros da rodovia vai melhorar o escoamento da produção na região.
As obras de pavimentação já estão em andamento, e a previsão é de que sejam destinados cerca de R$ 260 milhões até 2010, ano que o DNIT prevê a conclusão dos serviços.
O PAC também destinou recursos para a construção de 206 quilômetros da ferrovia Ferronorte, no trecho entre Rondonópolis e Alto do Araguaia. A obra é uma concessão (em execução pela xx) e tem investimentos de R$ 250 milhões programados de 2008 até 2010, somando R$ 750 milhões.