A colheita inicia lentamente em alguns municípios do Nortão e muitos armazéns já estão preparados para receber a safra. A região concentra os maiores produtores de soja do Estado que está confiante em bons resultados. Um armazém que atua com unidades em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde já começou a receber as primeiras cargas neste final de semana e ampliou a capacidade estática de armazenagem.
Segundo o supervisor operacional Lauro Miranda Filho, a projeção de melhora no mercado fez com que empresa investisse na região. “Nossa estrutura está pronta para receber a produção e atender todos os seus clientes”, disse. Em Lucas do Rio Verde a capacidade de armazenagem passou de 87 mil para 170 mil toneladas. Em Sorriso comporta quase 100 mil toneladas e em Sinop dobrou a capacidade para 70 mil toneladas, além de ampliar a área de secagem.
Outro armazém já está negociando com clientes para receber a produção. O responsável administrativo Leonardo Moschetta disse que as expectativas para esta safra são maiores que do ano passado. A empresa tem capacidade para armazenar 1 milhão de sacas. Moschetta explica que a medida que o produto é entregue vai sendo escoado, diminuindo problemas de falta de locais para armazenagem.
Somente em Sorriso e Lucas do Rio Verde a área destinada a oleaginosa chega a 750 mil hectares. A colheita deve ser intensificada a partir do dia 15.