A Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Fundação Rio Verde, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), promotoria e empresas de Lucas do Rio Verde assinaram ontem, o termo de cooperação para implantação do projeto ‘selo verde’ para propriedades rurais, do município. A secretária de Agricultura, Luciana Copetti, disse, em entrevista ao Só Notícias, que a prefeitura pretende auxiliar a regularização passiva ambiental, trabalhista e sanitária nas propriedades.
A secretária explica que a comercialização dos produtos da região, que está localizada na área Amazônica e de Cerrado, está interligada às questões ambientais e pode ter restrições. “Nós estamos antecipando e dando condições para a comercialização desses produtos”, acrescentou. Após o processo de regularização das áreas, a prefeitura e parceiros devem criar um selo verde, que certificará as propriedades socioambientalmente corretas.
A execução do projeto também terá apoio da Ong TNC – The Nature Conservancy – que instalará, nos próximos 30 dias, um escritório em Lucas do Rio Verde. Os custos iniciais, de R$ 340 mil, serão bancados pelas empresas parceiras. Neste primeiro momento será feito um diagnóstico nas propriedades para apurar como estão as áreas ambientais, entre elas as APP – Áreas de Preservação Permanente – e ARL – Áreas de Reserva Legal.
Atualmente, Lucas do Rio Verde possui cerca de 400 propriedades rurais. Todas devem ser beneficiadas.