Os trabalhos para a implantação da usina hidrelétrica Canoa Quebrada, em Lucas do Rio Verde, começou no final do mês. De acordo com Luiz Carlos Gonçalves, do departamento administrativo da construtora Cat-Leo, estão sendo feitos inicialmente os levantamentos topográficos. “Acredito que até no final de semana, deveremos começar as escavações”, disse ele. A hidrelétrica, conforme Só Notícias já informou, terá 29 mil Kws e será instalada no Rio Verde, na divisa dos municípios de Lucas do Rio Verde e de Sorriso. A previsão é que fique pronta em dezembro de 2006. O investimento é de aproximadamente R$ 90 milhões e estima-se que deverá gerar cerca de 500 empregos diretos. Algumas propriedades serão alagadas e o ressarcimento a esses proprietários caberá à empresa Ampére.
Segundo Gonçalves, a área que será alagada com a construção da usina é de aproximadamente 600 hectares. Várias propriedades serão atingidas. “Esse alagamento será apenas no final dos trabalhos, quando for desviado o curso do rio, no final do ano que vem”, esclareceu o funcionário.
A capacidade energética que será gerada poderá atender a uma demanda três vezes maior do que a consumida atualmente pelo município de Lucas do Rio Verde.