O Conselho de Desenvolvimento Empresarial (Cedem) aprovou, esta semana, 19 cartas-consultas para financiamentos de projetos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Empresarial, através de um banco. Serão investidos cerca de R$ 239,2 milhões em empreendimentos que devem gerar 733 empregos diretos e 1.238 indiretos.
Os projetos aprovados são de pequenas, médias e grandes empresas em Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Jaciara, Alto Taquari, Rondonópolis, Querência e Sapezal, Colniza. São segmentos de atuação variados como transporte rodoviário, fabricação de rações, comércio atacadista e varejista. Os recursos devem ser aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos, veículos, e construção civil.
A dispensa da exigência de carta-consulta na linha do FCO Empresarial para financiamento de capital de giro dissociado às micros e pequenas empresas, bem como o financiamento de capital de giro dissociado às médias e grandes empresas no FCO Empresarial, permanece válida para 2017. A finalidade dessa linha é amparar gastos gerais relativos à administração do empreendimento, exceto a amortização e/ou liquidação de empréstimo e/ou financiamento no Sistema Financeiro Nacional.
A secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico tem realizado a Caravana do FCO. O projeto visa divulgar as linhas de crédito, dos segmentos empresarial e rural em Mato Grosso, informa o Gabinete de Comunicação.