A Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso) confirmou que começa, na próxima segunda-feira (18) e vai até dia 22, um novo estradeiro pela BR-163 para inspecionar o andamento das obras de asfaltamento até Santarém (PA), onde está o porto que escoará grande volume de grãos produzidos no Norte e Médio Norte mato-grossense com redução aproximada de 25% no frete. Os integrantes da associação saem de Cuiabá, em 35 veículos (são 110 pesssoas) e farão paradas em Sinop, Novo Progresso, Itaituba e Santarém. o governo federal prorrogou, mais uma vez, o prazo de conclusão dos aproximadamente mil kilômetros de obras e estima que ficarão prontos em 2015. A previsão anterior era para ano que vem. Cerca de 65% do trecho estariam pavimentados.
A programação do Estradeiro ainda inclui a realização do Seminário de Integração do Corredor BR-163 e do Seminário Hidrovia do Tapajós da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), além de visitas técnicas ao Terminal da Bunge, ao Terminal da Cargill, ao Terminal da CCT – Tapajós, e à ETC”s de Santarenzinho.
O seminário de Integração do Corredor BR-163 é na segunda, a partir das 14h, no Sindicato Rural de Sinop. No primeiro painel, que traz o tema de logística, debatem o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o diretor-geral do Dnit, general Ernesto Fraxe, e o presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia do Tapajós (Atap), Kleber Menezes, com mediação do diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.
Também serão debatidas “Oportunidades de Negócios e a Zona Franca de Manaus” e conta com a participação de representantes da FIEMT, Superintendência da Zona Franca de Manaus, além de autoridades de Sinop e Itaituba.
A participação nos Estradeiros Aprosoja é aberta a todos os produtores rurais, componentes da cadeia do agronegócio e demais entidades interessadas.
Estradeiro Aprosoja – Iniciativa da associação em parceria com o Movimento Pró-logística de Mato Grosso consiste em percorrer em caravana as principais rotas de escoamento do estado, atuais e em obras, visando assim acompanhar in loco a situação de infraestrutura que impactam na logística de Mato Grosso, tais como rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.
O Movimento Pró-logística de Mato Grosso tem como missão articular junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a implantação e manutenção de obras rodoviárias, ferroviárias, hidroviárias e portos que possibilitem redução de custos para o setor produtivo e a comunidade em geral, informa a assessoria da Aprosoja.