Viabilizar a produção de mel em Sinop e capacitar produtores que querem ingressar na atividade. É com este objetivo que começa hoje um curso realizado pela Associação de Apicultores do Norte do Mato Grosso (Apisnorte) em parceria com prefeitura.
Segundo o presidente da Apisnorte, o técnico agropecuário Agostinho Camatti, no curso serão apresentadas técnicas de manejo para a produção do mel e outras informações necessárias para ingressar na atividade. “É preciso que os produtores comecem o negócio de forma correta”, completou.
Atualmente, Sinop tem uma produção anual de cerca de 30 toneladas de mel. O objetivo é expandir esse volume com a divulgação dos produtos. Camatti destacou que a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) em 17% também deve favorecer novos produtores a entrarem na atividade, já que os custos não são tão baixos.
A associação também está organizando uma feira do mel para divulgar os produtos que são produzidos na região, e assim aumentar o consumo e, conseqüentemente, a produção local. A feira esta sendo programada para o mês de novembro.
O curso inicia hoje pela manhã na Adestec e vai até amanhã, devendo reunir 20 produtores.