Economia

Apeix confirma em Mato Grosso programa de qualificação para melhores resultados nas exportações

Começa mês que vem o primeiro ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) para proprietários e diretores de 100 empresas que exportam produtos ou vão começar a exportar. “Quem faz o Peiex sofre muito menos com as variações do mercado”, disse o general Gerson Menandro Garcia de Freitas,  coordenador de Relações Governamentais da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que esteve ontem na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Mato Grosso tem sido grande exportador de grãos, carne e madeira, dentre outros produtos, para dezenas de países. O setor madeireiro no Nortão, por exemplo, projeta crescimento médio de 25% nas exportações este ano.

A equipe da Apex apresentou uma série de projetos setoriais que podem beneficiar empreendedores de Mato Grosso, estudos elaborados com base em Inteligência de Mercado e também o projeto da Expo Dubai 2020, feira mundial que ocorre a cada cinco anos e é uma grande vitrine para os países participantes. Durante seis meses, a partir de outubro de 2020, Dubai será o palco da feira, que já foi realizada em cidades como Paris, Milão e Xangai. O pavilhão do Brasil já está garantido na feira – restam as definições de como será a participação de cada estado.

A Fiemt  deixou claro o interesse em que Mato Grosso seja a sede do escritório que a Apex pretende implantar na Região Centro Oeste. Para isso, uma série de dados sobre o cenário atual e as potencialidades do comércio exterior foram apresentados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da federação.

“Já é certo que vamos estreitar as parcerias com a Apex, trabalhando em alguns projetos em conjunto em benefício do aumento das exportações de produtos mato-grossenses, com foco nos manufaturados e semimanufaturados, com maior valor agregado, que trazem mais retorno à economia do Estado”, afirmou o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, através da assessoria.

Só Notícias