A Associação dos Produtores de Arroz do Estado de Mato Grosso (APA) fará, em Sinop a 12º edição do Seminário da Cultura do Arroz e Dia de Campo, nos dias 29 e 30 de setembro, respectivamente. Temas como a prática da monocultura, que proporciona a degradação física, química e biologia do solo; aumento da pressão de doenças, pragas e ervas daninhas; queda de produtividade; aumento risco financeiro do investimento serão debatidos.
De acordo com a assessoria da APA, ainda será abordada a rotação soja-arroz; interrompe o ciclo de pragas e doenças da cultura; plantas de hábitos e exigências nutricionais distintas; áreas velhas já corrigidas que representam menor gasto com adubo para o arroz; sistema radicular diferentes; fixação de nitrogênio pela soja; produção de palhada pelo arroz; uso do mesmo parque de máquina e equipamentos.
Com destaque para o plantio de arroz em área velha, o evento apresentara as principais técnicas e manejos para a rotação de culturas; arroz e soja, integração lavoura-pecuária e informações gerais sobre a cultura do arroz.