sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

ANTT já tem tarifa-teto para cobrar pedágio em 700 km interligando Mato Grosso e Goiás

PUBLICIDADE

Rondonópolis sedia hoje, esta tarde, em um hotel, a primeira audiência pública com objetivo de colher sugestões e contribuições às minutas do edital e contrato, além dos estudos de viabilidade da concessão de 700 quilômetros da BR-364 em Mato Grosso interligada a BR-060 em Goiás. O cenário-base proposto e que vai ser apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) é de finalização da duplicação da rodovia nos primeiros cinco anos da concessão. Com isso, o início da cobrança de pedágio se daria após realização dos trabalhos iniciais e de 10% da duplicação (36,3 quilômetros). “Com essa proposta, a tarifa-teto seria de R$14,86 por cada 100 quilômetros”, apontou em publicação.

Segundo a ANTT, outros dois cenários alternativos serão levados à discussão. No primeiro deles, a duplicação de 253,8 km nos cinco primeiros anos e 108,8 km nos três anos a seguir. A tarifação começaria depois dos trabalhos iniciais em 25,5 km de duplicação. No outro, semelhante, 253,8 km seriam duplicados nos cinco primeiros anos e 108,8 km por gatilho de tráfego, sendo duplicado obrigatoriamente nos anos 11 a 13. A cobrança seria nos mesmos moldes.

A taxa interna de retorno de projeto estabelecida pela ANTT é de 9,2%. “Assim como ocorreu em projetos recentes (na BR-476/153/282/480/PR/SC e na BR-364/365/GO/MG), com o objetivo de ampliar a atratividade do leilão e garantir maior segurança jurídica aos contratos, foi excluída a exigência de patrimônio líquido mínimo e foram estabelecidas regras e prazos para a análise de pleitos de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro. As demais exigências de qualificação econômico-financeira necessárias foram mantidas”, apontou.

No tocante às audiências, dia 8, é em Goiânia (GO) e a última dia 13, em Brasília. A expectativa é o que leilão ocorra até dezembro, conforme plano anunciado pelo governo federal, no semestre passado. Em meados de setembro, o governo aprovou o estudo de uma empresa paulista para concessão, que vai ser ressarcida em pouco mais de R$ 2,4 milhões. O resultado do chamamento público não implica em preferência para outorga da concessão. O documento feito por ela vai auxiliar o governo nos trâmites burocráticos e técnicos relativos ao processo, contudo, o teor dele ainda não foi divulgado.

São esperados R$ 4,5 bilhões em investimentos. O plano engloba a BR-364, do entroncamento com a BR-163 (Rondonópolis) até o entroncamento com a BR-060 em Jataí (GO) e, de lá, até Goiânia. O planejamento aponta a concessão por 30 anos. Isso inclui todos os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais e locais, ciclovias, acostamentos, obras de arte especiais e quaisquer outros elementos localizados nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE