A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da empresa High Resolution Technology – HRT Petroleum, iniciou hoje, uma pesquisa geológica com objetivo de coletar amostras de solo, que poderá indicar a existência de gás natural na região Norte. O trabalho está sendo feito em toda Bacia Geológica do Parecis. O material será coletado em 2 mil pontos distintos. Entre os municípios de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde e a comunidade Boa Esperança, em Sorriso, serão 240 pontos.
Ontem, o presidente da HRT, Márcio Rocha Melo, o vice-presidente da empresa, Nilo Azambuja, e uma equipe da ANP coordenada por Gustavo Santana Barbosa, geólogo da Superintendência de Definição de Blocos, esteve com o prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, para explicar o trabalho.
Segundo Melo, trata-se da aplicação de uma sofisticada tecnologia para a detecção de gases de petróleo no subsolo da região. A equipe está na área há cerca de 2 meses e a estimativa é que em 20 dias encerre o trabalho. “Acreditamos que até dezembro ou mais tardar em janeiro, já seja expedido um relatório de informação para a ANP”, acrescentou o presidente. Tal estudo é que vai dar subsídio para a agência realizar pesquisas mais detalhadas, ou, lançar licitação para companhias do segmento, nacionais ou internacionais, explorarem a Bacia do Parecis.
Gustavo Santana Barbosa explicou que esse trabalho na bacia do Parecis constava no plano plurianual da ANP. São novas fronteiras que passam a ser exploradas através de levantamento geoquímico e geofísico, tendo em vista o grande potencial que apresentam. O geólogo explicou que esta não é a primeira vez que pesquisas do gênero são realizadas na região. “Isso aconteceu na década de 80 através da Petrobrás, que buscava petróleo na região, mas não de forma detalhada como agora”, disse.
O prefeito Adriano Pivetta enfatizou que municípios que possuem reservas de gás-natural ou petróleo são beneficiados economicamente, uma vez que o retorno em forma de impostos decorrentes da exploração e comercialização dos combustíveis é muito grande. “A terra de Nova Mutum já proporcionou ao município o título de vice-campeão nacional na produção de soja. A existência de combustível no subsolo seria a comprovação de que nossa região é realmente abençoada”, concluiu.