A Agência Nacional do Petróleo -ANP-marcou para o próximo dia 18, no Rio de Janeiro, a 10ª rodada de licitações para exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia do Parecis, no Médio-Norte e Norte de Mato Grosso onde são 6 blocos localizados nos município de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato e Paranatinga com uma área total de 14.381 km². A licitação definirá a empresa que estará apta a descobrir se há petróleo e gás na região.
Ao todo serão licitados 130 blocos para pesquisa, com cerca de 70 mil km² divididos em sete bacias sedimentares: Sergipe-Alagoas, Amazonas, Paraná, Potiguar, Parecis, Recôncavo e São Francisco.
Um dos objetivos da 10ª rodada de licitações, de acordo com a ANP, é ampliar o conhecimento geológico sobre as bacias sedimentares brasileiras e, portanto, gerar mais condições para o aumento da produção de petróleo e gás natural. Além disso, pelas características das áreas ofertadas, esta rodada oferece oportunidades para o desenvolvimento das pequenas indústrias petrolíferas.
Dos blocos a serem ofertados, 100 estão em bacias maduras, onde a existência de petróleo e gás já está comprovada. No caso de Mato Grosso, a ANP classifica que
são blocos em novas fronteiras exploratórias, incluindo outros 7 na bacia do Amazonas, 5 na bacia do Paraná, e 12 na bacia de São Francisco. Bacias de novas fronteiras são aquelas que têm potencial de hidrocarbonetos demonstrado por estudos geofísicos mas ainda são pouco conhecidas geologicamente ou apresentam barreiras tecnológicas a serem vencidas. A licitação de blocos em áreas de nova fronteira é importante para aumentar o conhecimento geológico do País e permitir a descoberta de novas províncias petrolíferas.
Mês passado, conforme Só Notícias já informou, representantes da ANP estiveram apresentando, na Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), as áreas onde serão feitas as pesquisas e informações para que empresas do Estado participem da licitação.