A Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso – Cooami – começa, na segunda-feira, produzir biocombustível. A usina foi implantada no início do ano passado e, desde então, buscava autorização da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP) para iniciar a produção.
A liberação foi publicada na última terça-feira. “Fomos os primeiros do ramo cooperativista a conseguir a autorização para produzir biodiesel”, destacou o diretor executivo Dangelo Rafael Maschio.
Serão produzidos, diariamente, 10 mil litros de biodiesel utilizados pelos próprios cooperados em suas propriedades, em Sinop e Sorriso. “Os cooperados fornecerão a materia-prima e o biocombustível será devolvidos a eles para utilizarem em suas fazendas”, completes. A usina utilizará o óleo do caroço do algodão na fabricação.
Outras indústrias de biodiesel estão sendo implantadas na região, já que é apontado como uma alternativa ao óleo diesel, por ser um combustível que não polui o meio ambiente, sendo fonte de energia renovável. Atualmente, Sinop e Sorriso também possuem unidades em operação.