PUBLICIDADE

ANP autoriza e usina de etanol em Sinop terá maior capacidade de produção do país

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) deu autorização para que a Inpasa Agroindustrial, às margens da BR-163, na região do Alto da Glória, em Sinop, possa aumentar a capacidade de produção de etanol a partir do milho. Com o aval da Agência, a planta industrial do município passa a ser a maior do país, em termos de capacidade autorizada.

Recentemente, a ANP já havia autorizado a Inpasa a aumentar a capacidade de etanol hidratado (consumido pelos carros) para 1,75 milhão de litros por dia, mesma quantidade para a produção de etanol anidro (utilizado na composição da gasolina). Agora, com a nova autorização, a capacidade sobe para 3 milhões de litros por dia para cada um dos combustíveis.

A Inpasa é uma empresa paraguaia e a planta de Sinop é a primeira unidade do grupo no Brasil, tendo sido instalada em 2019. Em Mato Grosso, a Inpasa também está construindo uma planta para processamento de milho, que está em fase de construção, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o etanol de milho tem sido o principal responsável pelo crescimento do consumo do cereal no Estado. Com a queda na produção de cana-de-açúcar (matéria prima mais utilizada na produção do biocombustível brasileiro), as indústrias buscaram amparo no milho.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a produção do etanol a partir do cereal cresceu 77,3% no comparativo anual e refletiu diretamente no destino da produção do milho em Mato Grosso, que é maior produtor do biocombustível a partir do cereal no país.

“Além disso, mesmo com a alta de 119,85% nos preços disponíveis no mês passado ante junho de 2020 o setor continua com fortes expectativas de produção. Deste modo, a produção do biocombustível ganha potencial de crescimento no estado, o que gera um acréscimo no valor agregado do milho mato-grossense”, divulgou o Imea, em julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Temporal atinge Guarantã do Norte e deixa moradores isolados

O volume chuvoso ultrapassou os 100 milímetros em Guarantã...

Incêndio em empresa em Lucas do Rio Verde por ter sido causado por curto circuito

As chamas ocasionaram estragos parciais numa loja de materiais...

Indústrias e empresas em Nova Mutum estão contratando mais de 200

Empresas e indústrias sediadas em Nova Mutum estão ofertando...

Asfalto cede e carro fica com pneu preso em avenida de Sinop

Um Fiat Idea ficou preso após parte do asfalto...
PUBLICIDADE