A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para o dia 20 de dezembro leilão de compra de energia gerada por hidrelétricas. Entre os empreendimentos selecionados estão as usinas de São Manoel, entre Mato Grosso e Pará, e a de Sinop. Os vencedores do leilão também vão receber a outorga de concessão para produção independente de energia. Ao todo, seis usinas estarão sendo leiloadas.
As duas usinas mato-grossense terão capacidade de gerar, juntas, 1,1 mil megawatts (MW), sendo que a de Sinop terá potência de 400 MW e, a de São Manoel, 700 MW. O valor máximo da energia comprada nas duas unidades será de R$ 105 por megawatts hora (MW/h) no caso da São Manoel e de R$ 126 MW/h pela energia gerada por Sinop. Os prazos estipulados para exploração foram de 30 anos para energia de recurso hídrico e de 20 anos no caso de térmica e eólica.
De acordo com a Aneel, para este leilão de dezembro foram cadastrados 377 empreendimentos de geração que, somados, terão capacidade instalada de 24,2 mil MW. A energia contratada deve ser fornecida a partir de 1º de janeiro de 2016.