sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Aneel autoriza Petrobras assumir termoelétrica de Cuiabá

PUBLICIDADE

Mais uma etapa para o retorno das atividades da Usina Governador Mário Covas (Térmica de Cuiabá) está finalizada, com o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a Empresa Pantanal Energia (EPE) repasse o comando da unidade à Petrobras. A partir de agora, a reativação da planta depende da homologação da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), ligado ao Ministério de Hidrocarbonetos, para envio de gás natural à térmica.

Com a aprovação da Aneel, a EPE transfere à Petrobras a responsabilidade sobre o fornecimento de gás natural, geração e comercialização da energia produzida pela térmica. No começo de 2010, a estatal brasileira concordou em enviar parte do insumo que compra na Bolívia para Mato Grosso e em seguida também aceitou atuar no lugar da EPE. Com esta possibilidade, a Bolívia passou a sinalizar positivamente para a retomada da térmica.

De acordo com o presidente da EPE, Fábio Garcia, a partir de agora a companhia é a titular da usina por tempo indeterminado. "Cumprimos a mais importante das etapas no Brasil. Agora é só esperar a assinatura da diretoria da YPFB para que recomecem a enviar gás para o funcionamento da térmica de Cuiabá".

Segundo Fábio Garcia, a expectativa é de que antes do fim do ano a usina volte a gerar energia. São 480 megawatts (MW) produzidos em baixa tensão, cuja carga estará interligada ao Sistema Integrado Nacional (SIN).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da CDL prevê aumento de vendas e de público no Liquida Sinop amanhã

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Edmundo da...

Guarantã do Norte ganha mais de 500 empresas e Peixoto 279

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...
PUBLICIDADE