A superintendência de fiscalização dos serviço de geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou início dos testes nas cinco turbinas da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Dardanelos, no rio Aripuanã, no município de Aripuanã (500 km de Sinop). De acordo com publicação no Diário Oficial da União, quatro delas tem capacidade para produzir 58 mil kw e uma, 29 mil kw, totalizando 261 mil kW. A solicitação para operação comercial poderá ser efetuada após esta fase. Não foi confirmado quanto tempo deve durar.
A usina foi concluída, ano passado, e, de acordo com empresa que tem a concessão da obra, a capacidade enérgica produzida é suficiente para atender 600 mil habitantes por dia. Durante os trâmites para instalação da usina, a prefeitura de Aripuanã estimou a geração de 1,2 mil empregos diretos, e incremento da receita do município de R$ 200 mil por mês.
Estima-se que mais de R$ 600 milhões foram investidos na obra que ainda não tem data definida para entrar em operação comercial.