quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Analistas estimam queda nos juros para este ano

PUBLICIDADE

O mercado financeiro reduziu para 11,75% a expectativa da taxa de juros Selic para o final deste ano, contra a estimativa de 12% divulgada na última segunda-feira (5) pelo Banco Central. A previsão para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), permaneceu em 5% para 2009, enquanto há quatro semanas os analistas financeiros consultados pelo BC previam 5,2%.

O mercado prevê uma elevação de 5,09% neste ano para os preços administrados (tarifas fixadas pelo governo para os serviços realizados por concessão), contra previsão de 5,1% feita há uma semana e de 5,3% há um mês.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica de São Paulo (FIPE) deverá ficar em 4,55% neste ano, contra a previsão de 4,72% feita na semana passada e de 4,77% há quatro semanas.

O crescimento da economia em 2009 ficará em 2%, segundo a pesquisa divulgada hoje (12) pelo boletim Focus, do Banco Central. No boletim anterior, da última segunda feira o mercado estimava a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano em 2,4% enquanto no mês passado a previsão era de 2,5%.

O crescimento da produção industrial foi estimado para este ano em 2,5% pelos analistas, contra previsão anterior de que ficaria em 2,7% e há quatro semanas em 3%. Os analistas das principais instituições financeiras do país, consultados pelo BC prevêem que o dólar fechará o ano a R$ 2,30, enquanto na semana passada o valor era estimado em R$ 2,25.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE