Economia

Ampliação de usina em Sorriso deve ser concluída no ano que vem e planeja ser a maior do Brasil

A ampliação da indústria de etanol de milho da FS, em Sorriso, deverá ser concluída até maio do ano que vem. A assessoria da empresa informou que, ao final dessa terceira fase de aumento da planta, a capacidade de produção será a maior do Brasil, uma vez que será elevada para 810 milhões de litros de etanol por ano. Atualmente, a indústria é capaz de produzir até 530 milhões de litros do biocombustível anualmente.

A empresa ainda ampliará a capacidade de produção dos demais produtos. A capacidade total será para fabricar até 23 mil toneladas de óleo de milho e gerar até 170 mil megawatts de energia elétrica, que será interligada à rede e é suficiente para abastecer uma cidade de até 80 mil habitantes. A planta de Sorriso ainda produzirá até 720 mil toneladas de DDGs, utilizados na nutrição animal.

A assessoria detalhou também que a planta de Sorriso também irá aumentar a capacidade de armazenagem. Hoje, já são duas unidades armazenadoras, porém, uma terceira está em construção. Com essa ampliação, a capacidade total será para estocar até 600 mil toneladas de milho.

A FS já possui uma fábrica de etanol de milho, em Lucas do Rio Verde, inaugurada em 2017 e com capacidade para produção de 530 milhões de litros de etanol por ano. A segunda unidade, em Sorriso, terá investimento total de até R$ 1,8 bilhão

Só Notícias/Herbert de Souza