O representante da empresa norte-americana Rodman and Renshaw, Jimmie Sundstron reuniu-se com o governador Blairo Maggi, hoje, para anunciar a intenção da empresa em investir US$ 1,3 bilhão nos próximos 10 anos na construção, no Estado, de três usinas para produção de etanol. Segundo Jéferson de Castro, do Escritório de Representações do Governo de Mato Grosso em Brasília, embora falte definir onde e o valor, a primeira usina estará em funcionamento dentro dois anos. “O investimento inicial previsto é de US$ 250 milhões, mas há possibilidade de ser dobrado”, disse.
Durante esta semana, a comitiva conduzida pelo executivo da Rodman and Renshaw fez visitas técnicas aos municípios de Itiquira, Alto Garças, Santa Rita do Trivelatto, Sapezal, Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra. “O próximo passo é processar as informações para definir onde investir”, explicou Jéferson de Castro.
Segundo ele, os estudos definirão a base de produção do etanol – a possibilidade seria o milho conjugado com a cana-de-açúcar. “Independe de qualquer coisa, o governador deixou claro que a produção deve seguir todos os parâmetros legais e ambientais e possuir selo social”, completou.
Com sede em Nova Iorque, a Rodman and Rensaw é a primeira do mundo em investimentos na área de biotecnologia e está na décima posição no setor de fundo de investimentos. “Apesar de estar iniciando na produção de etanol, a empresa já investiu 100 milhões de dólares no estado de São Paulo”.