PUBLICIDADE

Alterações no plano diretor de Nova Mutum são encaminhadas para câmara

PUBLICIDADE

O novo planejamento estratégico urbano do município foi apresentado em uma reunião com o prefeito Adriano Pivetta, vereadores e outras autoridades, ontem. O projeto está sendo reavaliado e atualizado visando adequar a estrutura urbana para os próximos 20 anos.

Uma equipe do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, com assessoria do arquiteto Ênio Luiz Perin, vem trabalhando há cerca de um ano em temas como perímetro de expansão urbana, lei do sistema viário e na lei do uso e ocupação do solo urbano, que são base do plano diretor, existente desde 2001. “Trata-se de uma programação da qual os administradores não podem abrir mão. O crescimento não pode ocorrer de forma desordenada, sem controle”, afirmou o prefeito.

Segundo o arquiteto Ênio Perin, em razão do crescimento que a cidade vem apresentando nos últimos anos, essa reavaliação e atualização do plano diretor já se fazia necessária. Ele ressaltou o fato de que, ao ser elaborado, Nova Mutum tinha cerca de 12 mil habitantes, hoje já são 24 mil, novos bairros surgiram e a dinâmica da cidade transforma-se a cada dia. “Já era hora de reorganizar e se preparar para uma cidade que dentro de pouco tempo deverá ultrapassar os 30 mil habitantes”, disse.

As mudanças previstas vão desde o estabelecimento de hierarquia nas vias urbanas, sendo que algumas ruas passam a ter largura maior que as atuais, passa pela destinação de novas áreas para expansão urbana através de loteamentos residenciais e industriais e vai até o estabelecimento de critérios para construções de prédios comerciais e residenciais. As mudanças programadas serão encaminhadas para a Câmara de Vereadores, onde, após serem avaliadas, devendo transformar-se efetivamente em lei.

Crítica
Os nove vereadores foram convidados na semana passada para a reunião para companhar as explicações do trabalho realizado nos últimos 12 meses. Entretanto, apenas Unírio Schirmmer, Vanderlei de Ávila, Vicente Paulino Barreiros e Alice Faccio compareceram.

O prefeito criticou a ausência dos demais, já que o material apresentado é de fundamental importância para o futuro de Nova Mutum. “Tem vereadores que se preocupam apenas com situações pontuais e não participam de uma reunião onde o planejamento estratégico do município estava em pauta”, declarou.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da câmara, o vereador Joaquim Diógenes Jacobsen estava na capital, e os outros quatro legisladores, Sadi Ribeiro Ramos, José Alves de Oliveira, José Felício e Milton Henrique de Carvalho, estavam na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE